quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Festina Lente


Estava lendo o livro “E do Meio do Mundo Prostituto só Amores Guardei ao Meu Charuto”, do Rubem Fonseca. Estranho citá-lo num blog de bebês e maternidade né?! Mas é que nele encontrei algo que me identifiquei muito, transpus ao momento pelo qual estou passando e fiz questão de registrar.

Festina Lente, a frase de Augusto , que G gostava de citar, era para ele sinônimo de paciência, um dos requisitos exigidos do escritor...
Mandrake. Essa paciência simbolizada pela Festina Lente não é a referida por Milton, no Paradise Lost, que “serves only who stand and Waits”; não aludo , portanto, à disponibilidade servil dos garçons, tampouco ao esperar manso e submisso dos doentes inválidos, mas à capacidade  de enfrentar com autocontrole vicissitudes e dificuldades   até chegar o momento certo de acabar com elas. Paciência como perseverança, que pode ser simbolizada pela frase de Augusto, que parece mas não é um paradoxo, é assim que se ganha a maratona da vida, devagar e sempre. Agindo dessa maneira Augusto derrubou os exércitos.... e obteve sua vitória...etc.. ‘Our Patience will achieve more than our force’, disse Edmund Burke.”

Depois dessa passagem do livro, me interessei instantaneamente pela definição em si da Festina Lente. Claro, dei um Google e encontrei o seguinte: significa ‘Apressa-te devagar’. É atribuída a Augusto, imperador romano, e quer dizer que o trabalho executado devagar é melhor do que quando feito apressadamente” , levando em consideração mais o produto final bem acabado, que o tempo tomado.

É isso. Paciência como perseverança, no tempo certo. Quem sabe assim conquisto minha vitória?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário