terça-feira, 22 de outubro de 2013

Espera ou expectativa? Ambos!



Essa minha expectativa para com a subida da placenta parece com um vestibular, um teste bem dificil. E sempre me pergunto se estou fazendo o repouso correto, se poderia fazer mais, se deveria "estudar e me dedicar mais pro "vestiba".
O Ro e as médicas dizem que estou fazendo tudo direito, mas todo dia me pergunto se não poderia reforçar. Se me levanto ou sento muito tempo ( pra almoçar, p exemplo) ainda me culpo. Ate para exames e ultra tenho que me esquematizar toda. Acho que penso isso porque cheguei a saber historias de conhecidas que fizeram algo praticamente militar, isto é, hospitalar! Banho em cadeira de praia, comida na cama e cortada no prato, fisioterapia, remédios pra circulação, algo bem punk e assustador. Então, como meu sangramento continua, sempre me pergunto se deveria ser assim. Mas ao mesmo tempo escutei algo do Ro que me fez refletir: "se voce adotar este esquema agora e for preciso fazer isso mais pra frente ( pelo meu peso e riscos),  não vai aguentar.."  É isso, preciso direcionar os esforços para os momentos certos..
Sempre que acordo passo aquela tensão: como que vai ser hoje?! Desde a primeira ida ao banheiro à ultima antes de dormir ( e que não são poucas)!  Na mesma moeda, passado o dia, penso que posso comemorar mais um tempinho, ou uma semana gestacional conquistada.

E hoje estamos comemorando 26 semanas. Uma grande meta  é chegar às 28. E claro, vamos chegar!! É louco, talvez incompreensivel para alguns, porque vivo num misto de satisfacão - por minha gravidez ir avançando, chegando em estágios mais seguros- e desilusão - por saber que o tempo passa, meus sangramentos não param que, por isso, a placenta deve estar no mesmo lugar e, enfim, a aproximação do diagnostico de placenta prévia. Meu grande medo, maior e mais presente é sempre a hemorragia. Medo  mesmo de ficar mais pesada e, Deus me livre, acontecer..

Esse sentimento dúbio me ocorreu ontem mesmo. Comentei como seria (triste) se eu ainda estiver de repouso no Natal e reveillon. Só que seria ótimo chegar lá com minha estrelinha no bucho (visto que atingiríamos umas 36 semanas), mas deprê só em pensar em ficar reclusa, rememorar e ouvir todos os votos e festas numa cama.

Em tempo, (me prometi que não leria mais sobre, mas agora só procuro coisas"boas'...rs) vi ontem que em muitos casos a placenta subiu com 32, 35 , 36 semanas!! Incrivel! Gente ate que confirmou na cesarea que a danada tinha migrado! ( nesse caso a pessoa queria mesmo a cesa, what a pity!)

A espera me lembra muuuto também quando pedia pra Nina virar, quando estava pelvica. Com a diferença que foi bem menos tempo e, naquele momento, eu tinha, ou me apoiava, em artificios mecânicos para vira-la, como exercicios, moxabustão, VCE etc. E ouvia a frase que não calava - tomei até um certo abuso- "ah mas pode virar até os 45 do segundo tempo". Agora, Até ja escutei o mesmo para a placenta. Minha espera/ ansiedade é tão semelhante que até minha mãe dia desses soltou "filha, se tua placenta VIrar... " hahaha, cheguei a achar engraçado.

Enfim, falei pra um amigo que essa é uma gigante provação, teste de auto e falta de controle e paciència que uma gravida pode passar, que eu passo.  Não há perspectiva, não se deve fazer planos, o agora é quem dita.

buchão deitado e a constelação de pintas!


4 comentários:

  1. Com tudo isso que tem passado vou te indicar um programa no Discovery Home & Health (Discovery Mulher) - isso na SKY, canal 90 se não me engano. São programas direcionados a mulheres. Um deles é um Bebê por minuto, onde mulheres que precisariam de cesárea pq nm tinha dilatação suficiente e em 2 minutos saíram de 4 ou 5 cm pra 10. Outro é eu não sabia que estava grávida. A mulher não tem sintomas (algum) de gestação, chegam no hospital com o bebê coroando (sem fazer pré natal e tudo mais). Sua bebê está bem Não se preocupe vai dar tudo certo!
    Desejo muita saúde a vcs (pq sorte é pra quem não confia em Deus!) Bjos no coração e nas filhotas!
    T.L.

    ResponderExcluir
  2. Lembrei que as moças que não estavam grávida sangraram até o momento de ter o baby! 99% dos casos q eu vi os bebês nasceram em perfeitos. Bebês q caíram na privada, Bebês q foram expulsos dentro da placenta. Vc está se cuidando e td vai dar certo. Se ela nascer com 9, 8 ou 7 meses estando com saúde é ótimo! Vc vai esquecer de td quando pega-la no colo!
    Bjoos, estou orando por vc!
    T.L.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiana, obrigada pela participaçao. Posso te perguntar como chegou aqui?
      Conheço esses programa, mas um detalhe: bebês não nascem dentro da placenta! Nao estaria confundindo com a bolsa ( saco aminiotico)?? Esses sim chamam "bebês empelicados" e dizem q quando nascem na bolsa íntegra, é que vai ser sortudo!! ;-). Abç , leticia

      Excluir
    2. Desculpa minha ignorância, exatamente isso ele nasceu com a bolsa... mas isso não é muito bom pq interrompe o contato com a mãe e a aspiração do nariz e a boca é feito por quem está perto, o q geralmente não é um médico e é feito pelos dedos (não tão higienizados) pelo ajudante.
      Eu achei seu link num desses blogs de bebês, mas não lembro o nome, se eu achar ele de novo (o blog) te aviso. Mas um detalhe o bebê que nasceu com a bolsa foi em casa, sem assistência e a mãe não sabia que estava grávida. Sangraram toda a gestação e mesmo assim teve um bebê saudável.
      vc tem a felicidade de acompanhar sua 'Estrelinha'. Imagina do nada vc no hospital tendo u bebê sem saber q estava grávida e sem ter nada preparado pro recém nascido?!
      Abraços T.L.

      Excluir