sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Duas descobertas: a nova menina e complicações de gravidez


Tudo correu direitinho justo durante o momento que achamos mais delicado, nas 12 primeiras semanas.

Por volta da 13ª semana, acordei uma noite sangrando e fiquei desesperada. Aquilo nunca tinha me acontecido! Era madrugada, menos de 4h da manhã e a dúvida, aguardar o dia raiar e esperar quem ficasse com a Valentina para o Rodrigo ir comigo na Emergência, ou sair naquele momento sozinha? A curiosidade e o medo falaram mais alto e decidi pegar um taxi só para o hospital. Chegando lá fui atendida, fiz exame de urina e depois ultrassom.. e UFA! Escutei aquele coracisco batendo rápido e vi aquele projeto de gente mexendo. No fundo eu sentia ou imaginava que meu neném estava bem, mas como àquela altura o ‘mexer‘ do bb não é nítido, a dúvida prevalece.

A ultrassonografista desconfiou de um ‘hematoma’ - que ,na  realidade, é um acúmulo de sangue entre a parede do útero e o saco gestacional – e o obstetra terrorista do plantão acusou infecção urinária e ‘ameaça de aborto’ (escutar isso é muito mais difícil que imaginamos). Mas minha médica desconfiou do exame de urina e pediu, sabiamente, para eu refazer. E pimba, nada de infecção urinária. Por um triz não comecei a tomar antibiótico receitado pelo Dr. Frankstein. Enfim, uma semana de Ultrogestan , repouso relativo e melhora.

Uma semana depois refiz uma Usg (ultrassom) e só palavras lindas: nada de hematoma, bebê muito bem e uma novidade, desconfiava-se que vinha mais uma menininha pra trupe de fêmeas aquarianas (eu , Nina e essa!)

Conheçam a afilada Estela (19 sem)

Com 17 semanas mais um sangramento! Dessa vez mais‘ borra de café’ que sangue em si. Corro à tarde pro hospital de novo, exame de toque violento da terromédica e na nova USg a constatação: sua placenta está baixa cobrindo o orifício do colo! Lembro de suspirar tristemente e soltar baixinho: “Ai não, placenta prévia não!” (ver mais aqui: http://brasil.babycenter.com/a1500570/placenta-pr%C3%A9via). O médico muito mais compreensivo e bom-senso que a mulher me responde: “calma, não se fala em placenta prévia antes das 30 semanas, pois ela pode migrar”. Além de ter confirmado: “Já sabem do sexo? é uma menina!” ;-) Nina sempre dizia que era menina.. somente na ultima semana antes de descobrirmos passou a dizer que era menino, e se chamava Teteu (seu primo!) rss...

De volta à terromédica da emergência recebo palavras que até hoje ecoam na minha mente “Ah, quando a placenta está assim cobrindo o colo às vezes sobe, mas é muito difícil. Faça repouso, não tenha relações e talvez lá pra frente vai ter que tomar remédio para amadurecer o pulmão do bebê”. Desculpem-me a expressão, mas uma boa FDP!! Como diz o Rô, as médicas, mulheres e muitas vezes mães, que deveriam ser mais atenciosas e sensatas, são as piores.


Me arrasei, chorei, me senti injustiçada e iniciei um repouso mais forte. Muita cama, ou sentada, andando pouco e saindo muito menos ainda. Daí para frente foi uma sucessão de sangramentos, ‘escapes escuros’ e medo, muito medo. E a cada episódio ia aumentando o repouso. Até que no momento com 23 semanas, me vejo 85% do tempo deitada na cama, trabalhando pouco (entre telefone e internet), lendo, lendo, lendo, só levantando para comer e banheiro. Um dia escrevi isso, sobre a condição de ‘enclausuramento’ no quarto, repouso e útero:

"O mundo é um circulo em movimento e dentro dele há um quadrado estático, onde estamos inseridas. Estou redonda e estática; e em mim há outro circulo, onde dentro é só movimento"

As estatísticas atestam que na maior parte dos casos (85%) de Placenta baixa, à medida que útero cresce, ela tende a migrar e sair de onde está. Me apego muito a este fator e ao tempo. Tento me dizer que tenho tempo , que ela vai subir. E meu mantra tem sido esse: Vai subir, vai subir!

Entretanto, não é nada fácil. Como li em alguns lugares, repouso absoluto pode ser altamente estressante; ou repouso total é mais difícil que correr uma maratona. Ficamos solitárias, o medo vai e vem os altos e baixos. Pensamentos permeiam nossa cabeça, principalmente a minha inquieta e é preciso muita base, cimento, estrutura para segurar a onda. E além de tudo, há ainda a possibilidade de vermos minado meu desejo de ter um parto normal. E, mais uma vez, repetir a expectativa, a história, a incerteza disso (lembrando que a 1ª filha ficou sentada até o fim, culminando na cesárea).


Estou um pouco mais serena, aceitando. Minha filhinha, Estela, está ótima, graças a deus, desenvolvendo bem. Mas a mãe aqui se transformou num bebê, tomou a posição do recém-nascido, depende, demanda, chora. E espera, espera, espera...

23 semanas


Nenhum comentário:

Postar um comentário