quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Doulas do meu Brasil


Oi queridos!

Ontem fiz 30 semanas de gravidez... Agora ficamos numa tal de contagem regressiva... (antes era progressiva). Imagina quando a mulher completa umas 38/39 semanas??! Cada minuto deve fazer diferença.

Bom, no mais, queria contar que ontem conheci minha possível Doula (pra quem não conhece ainda segue uma idéia do que é:
http://www.doulas.com.br/doulas.html)
Passamos três horas conversando em casa e a achei muito bacana. Foi indicada pela minha própria médica, que pretende dividir o trabalho de parto com ela. Achei-a uma pessoa de índole muito boa, ao mesmo tempo simples e embasada (é enfermeira obstétrica também). Apesar de bem mais novinha que eu - tem 24 – hehehe parece ser uma pessoa bem responsável e determinada. Me fez lembrar minha irmã caçula Dani (e MADRINHA de Nina!!!) que é super responsável e às vezes dá bronca na gente! Hahaha. Aliás, a ‘pirra’ agora esta na China trabalhando muito!

Voltando à doula, nós vamos ter mais um encontro pré-parto, lá pras 35 semanas, com direito à apostilinha e dicas de preparação. Acho muito interessante ter alguém que, na hora H, ao mesmo tempo vai te dar apoio – acrescido do conhecimento de causa e do jargão médico – te faz massagens, te acompanha nos banhos, banheiras etc, pode até te pôr uma musica, trazer uma comida...sem necessariamente ter a intimidade de um parente muito próximo.
Ter um ente familiar por perto também é essencial, importantíssimo, mas em certas situações (e que situação duradoura e delicada!) todos sabemos que família e intimidade demais pode nos complicar. E como ninguém da nossa família – às vezes, nem mesmo o pai - tem tanta informação na caixola, como a doula/médico e a parturiente em questão (que, se for igual a mim, vai virar expert em parto!), nada mais natural para o parente em se ver angustiado ou impaciente, e para a mamãe em possivelmente escutar algumas ‘opiniões’ ou recomendações emocionadas por parte do familiar (em geral, imbuídas de intenção “protetora”).

Também não quero ficar pedindo que meu marido ou minha mãe acompanhem ou memorizem meu Plano de Parto
Sei que devem ver o plano, ou ficar sabendo o que tem lá...mas na hora que a coisa pega, nem acho que eles devam ser obrigados a saber e lembrar de tudo.

Enfim, a doula é uma mão e tanto. Ou melhor, duas mãos e uma cabeça! Com ela, poupamos o médico, outras pessoas e ainda podemos perguntar tudo! Que venha nossa doula e a distribuição das funções! ;-)

Um comentário:

  1. Oi Lê, pelo visto está se preparando MUITO bem para o grande dia do nascimento da Valentina.

    Tenho certeza que seu desejo de parto normal será realizado. Pena que no Brasil tem que se esforçar tanto para conseguir o que deveria ser mais do que natural!

    Boa sorte! Beijos, Cris

    ResponderExcluir