sexta-feira, 6 de novembro de 2009

E o Homem criou a Cesárea...

Oi meu povo!

Cá estou eu de novo para falar sobre o velho assunto do parto. O problema é que quanto mais a gente mergulha no assunto, mais assustada vai ficando em relação ao pensamento geral, inclusive feminino, sobre a forma atual de nascimento dos filhos, no Brasil!


Na minha volta de Recife fiquei pensando em várias frases – que acredito serem inocentes! - que escutei por lá de amigas e família que deixavam explícito o seguinte fato: as próprias mulheres, ex-grávidas, mães recentes, maridos e até crianças (pasmem!) estão CONDICIONADOS automaticamente a pensarem em primeira mão e veemente numa só forma existente de parto, que é a do parto cesárea. Estando o parto normal numa distância abissal da ‘ realidade’ deles.

Não apenas em Recife. Pois aqui em SP, antes, também já escutei todo tipo de comentários, no trabalho, no salão, de amigas... Comecei a fazer um apanhado de muitas frases faladas de forma natural e inconsciente (ou não!), que provam minha tese. Seguem algumas sem dar nomes aos bois, quase dando, e me desculpem as pessoas que se identificaram. Queria deixar claro que respeito a opção de cada mamãe (o corpo e filho, a mente, a condição financeira, os ideais são dela e de mais ninguém...). Tudo vai depender de uma gama de fatores muito complexos. Só não concordo com a idéia de que o parto normal seja excluído – como método inexistente, obsoleto, sofrível – sem nem sequer ser pensado, analisado, estudado... Mulheres, se informem, leiam! Não viremos robôs!

E, finalmente, às frases! Com ‘alfinetadas minhas’!! hahaha

- (falando de cicatrizes) ...”Ah Leticia, você vai ver, a cicatriz parece com a da cesárea!...”
(quem disse que eu vou ter a cicatriz?? Espero nem saber como é!)

- “ Eu não pretendo ter normal... essa coisa de ficar respirando aff, aff , aff, uff, uff uff, fazendo força...”
(em muitos partos a mulher fica serena e não precisa da respiração frenética e incessante)

- “Lica, você já marcou a data do nascimento?!”
(não, e não quero marcar... serve a DPP – data prevista do parto?)

- (da minha sobrinha de seis anos falando da minha barriga) “Tia Lica, vai doer muito quando cortar né?!”
(pode?? A bixinha dessa idade já acha que minha filha só pode sair dalí por meio do bisturi!)

- “eu não quis ter normal pois, como tenho pressão baixa, fiquei com medo de desmaiar ..”


- (de uma amiga impressionada) “Vc sabe se sua médica dá anestesia?? Pois teve uma amiga que acabou de ter normal a cru!!”
(gente, rola muuuito de as mulheres terem SEM anestesia!..Alias, as mais puristas já colocam no plano de parto que não querem de jeito nenhum, para não influir na força e nos movimentos de expulsão)

- (de um papai) "Quando minha mulher ficou gravida, eu mesmo escolhi o parto.. disse logo ao médico que queria cesárea. Fiquei com medo... e tem muita gente aí que até hoje tem pesadelos que está preso num túnel, asfixiado..."

E, pra finalizar, como uma colega brincou numa reunião de grávidas: “Minha amiga só faltou dizer ‘me dá anestesia geral, faz o parto e só me acorda quando o filho estiver com 18 anos’!!!” hahahahaha Demais!

PS- Estou com 29 semanas..Ui, ui! Daqui a 10 a coisa pode pegar!


Beijundas, Lica

4 comentários:

  1. Isso me assusta sabia? Tenho duas amigas na contra-mão que vale citar. Uma que quer ser mãe e ter parto normal. Por enquanto ela termina a graduação em enfermagem com TCC sobre saúde em parto normal. A outra, mãe aos 21, teve uma filha linda (Julieta Flor). O parto? Normalissimo! Feliz e tanto!

    ResponderExcluir
  2. Lets,
    Ainda chateada de não estar em Recife na sua vinda... nem via essa pança fofa, recheada com uma meNINA!
    Pois é! Hoje em dia as pessoas estão tão inseridas no sistema que o nascer "normal" virou um ato médico e cirúrgico e aquelas que preferem permitir que a natureza de seus corpos aja no momento certo e da forma certa são olhadas como ETs, bichos-grilos, hippies, cabeças...isso pra ficar apenas nos adjetivos mais leves, hehehe!
    Vai em frente, amiga, continue se preparando para a maior experiência feminina que você poderá ter na vida. Estarei na torcida para o lindo parto, seu e da Valentina!
    P.S. Ah!Esclarecendo essa pessoa que citou a respiração estilo cachorrinho, cheia de aff, uff, aff, uff... isso só acontece mesmo em novela... quem procura um parto natural sabe que a respiração tem que ser longa e profunda pra poder oxigenar bem o nenéme a mamãe, além de relaxar e acalmar, como você falou... essa curta e arfante só prejudica a ambos.
    Xero na pança.

    ResponderExcluir
  3. Ah Lets,
    Tens lido relatos de parto? Sabe ler relatos é algo que ajuda bastante, informa, esclarece, desmitifica e principalmente emociona muuuuuuuuuuuuuuito! Eu não canso de lê-los... em cada um, uma estória, uma experiência única e universal ao mesmo tempo. Nem preciso falar do rio que sempre escorre dos meu olhos, hehehe.

    Aí vai um link de uma menina que passou por 2 experiências bem diferentes.
    http://dois-partos.blogspot.com/

    Xerão

    ResponderExcluir
  4. O comentario da sua sobrinha foi realmente o retrato da coisa. Imagina que hoje devem ensinar nas escolas que "depois da abelhinha levar o mel pra geladeirinha, o tio doutor leva o mel congelado pra florzinha. Depois o tio doutor corta a barriguinha da mamae e o seu irmaozinho(a) aparece"... Parto sera apenas um verbo, o substantivo mesmo ninguem mais vai saber o que significa.

    Bre

    ResponderExcluir