quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

QUAL O PROPÓSITO?


Hesitei um pouco para fazer esta postagem, mas precisava. Como tudo que tenho colocado pra fora. Sei que vou polemizar ou chocar algumas pessoas e talvez criar alguns desafetos. Mas queria desabafar um pouco sobre o papel de DEUS nisso tudo. Ou pelo menos o papel que ATRIBUEM a Deus e tentam nos passar. Assim como algumas frases e comentários que nos são ditos nesse momento de luto.


Na verdade , desde nossa estadia na UTI, antes de Nicolas partir, nos momentos mais duros, sempre ouvíamos, de forma unânime, coisas do tipo:  "Entregue nas mãos de Deus" , ¨Deus sabe o que faz¨, "Para tudo Deus tem um propósito" , ¨Deus no comando¨" , "Deus é o médico de todos os médicos". Lembro até de uma avó muito religiosa que frequentava a Sala das Mães - num momento que minha irmã estava fazendo massagem nas minhas costas e cabeça, eu perguntei (para minha familia): "Existe massagem para acalmar o coração?", ela responde prontamente e alto:  "TEM! Jesus!"

Não que eu seja atéia , ou não acredite, até porque sou um tanto 'em cima do muro' no âmbito religião, cheguei a orar fervorosamente pelo meu filho e aceitei e aceito de muito bom grado qualquer forma de fé e de oração a nosso favor. 
Porém, naquele momento, eu me perguntava muito: mas qual o propósito Dele? Nos fazer sofrer? Se Deus sabe o que faz, porque não dá saúde para esta pessoinha com tão pouco tempo de vida presa, doente, numa encubadora? Se eu como mãe  'entregasse nas mãos de Deus' , eu não deveria, então, me preocupar com a evolução dele? E ainda, se Ele estava no comando, porque dirigia tão tortuosamente?


Agora que o pior aconteceu, também escutamos frases recorrentes: "Espero que Deus lhe conforte", "que Deus lhes protejam", "Que Deus lhe dê forças" , "peço a Deus que lhe traga paz" , "Nosso Deus sabe o que é melhor". 
Gente, seria realmente MELHOR Deus tirar uma criança do mundo, do colo e peito de sua mãe, do seio familiar? Acho tudo tão contraditório. Se Deus tinha um PROPÓSITO, qual é esse propósito? De plantar naquela família a dor e a tristeza? Sei que muitos vão me responder (assim como todas as frases prontas anteriores): ¨Você não vai entender agora; futuramente, vai ver que Nicolas tinha uma missão, que havia uma explicação..." 


Como me disse uma pessoa: atribuir tudo a Deus "é de certa forma, um cala boca" , ou seja, uma maneira de se encerrar naquilo, de apagar tudo. Eu prefiro acreditar em outra teoria - que também discuti com uma amiga - de que ¨as pessoas procuram e dão o sentido que suportam às suas vidas, às suas dores, aos seus milagres¨. Ou seja, esse Deus usado aqui e acolá muitas vezes é a muleta, o jeito de suportarem algo; e de achar que é também a forma mais indicada de outros suportarem esta dor. Da minha parte, concordo que cada um deve elaborar da maneira que quiser e achar mais efetiva, ou de dar um sentido, só não acho que deva tentar IMPOR qual sentido devemos dar.

Sei que as pessoas tem as melhores das intenções e , como reconheci no post anterior, o apoio dos nossos próximos, seja lá de que forma venha este apoio, é muito melhor e mais reconfortante do que a falta dele. Eu agradeço, e com carinho, a cada uma das pessoas que pensam na gente, que nos escrevem, que se preocupam, colocando Deus ou não. 

Esta minha reflexão coaduna também com as histórias de mães 'tentantes', ou que perderam bebês e estão no luto pós aborto. E me lembrei de um artigo interessante que citava o que NÃO dizer a uma mãe (ou pai) em processo de luto , seja em qual idade gestacional ou do bebê. Segue: 

Me tocou especialmente a frase da Camila Goyatacaz (que me lembro bem da época que morava em SP e era colega dos grupos de mães), autora de Até Breve, José: "A nossa dor, mães de bebês, não é carregada de saudade do que vivemos, mas saudade do que não vivemos! Choramos pelas fraldas que não trocamos, pelos beijos que não demos. Choramos pelas noites que não passamos acordadas"  É exatamente o que sinto todo dia em relação a Nicolas. Que vontade de ter ele aqui. 

Encerro este post com outra afirmação dela sobre lidar com a pessoa em luto perinatal: "Evitar tudo que está na ordem dos conselhos, dos pontos de vista, das crenças. Nem todas as mulheres acreditam no mesmo Deus, nem todas querem tentar engravidar de novo ou voltar logo a trabalhar e nem sempre estão abertas para ouvir opiniões pessoais ou contar detalhes, ou procurar culpados ou causas. Que as pessoas possam enxergar a mãe que acaba de perder um filho com respeito, com dignidade, com reverência, mas não com pena. Ela precisa de acolhimento, é diferente. Isso significa receber menos palavras vazias e mais gestos de compreensão, de carinho, de afeto, mais presença".


Minhas pequenas quase se 
despedindo do irmão (2 dias antes)

4 comentários:

  1. Não tenho palavras pra consolar alguém que teve uma perda como essa. Acompanhando de longe e pedindo a Deus que Nicolas se recuperace também não entendo o motivo dessa situação tão dolorosa. Me calei.
    Ouvindo essa música: "Jó", lembrei de vcs e voltei aqui. Precisava dizer isso: Ele tomou seu filho mas antes disso Ele te deu. Vocês foram abençoados com esse bebê (mais um),ele se foi rápido de mais porém, não se esqueça da felicidade de poder ter sido mãe novamente. Se apegue nisso.

    ...Jó, você não tem motivos
    Perdeu os seus bens, seus filhos, os seus amigos
    O que você vai fazer?
    Eu vou adorar
    Simplesmente adorar
    Eu vou adorar
    Deus me deu, Deus tomou
    Bendito seja o nome do Senhor
    A ele a glória, a ele a honra e o louvor.

    Não quero impor Deus na sua vida, tentar te fazer crer que isso tem um propósito, só quero que tente pensar um pouco em como foi bom ter Nicolas. Como foi bom ter mais um filho, ele se foi, mas não vai deixar de seu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá “anônimo”, obrigada pelo comentário. Quem seria?

      Tem razão, foi muito bom ter mais um fho, apesar do caminho ser tão difícil.
      Pode assinar aqui?
      Grata, abraços

      Excluir
    2. Dei um coração pra você e pra Rodrigo. Espero que tenha gostado. Não sabia o que falar só me veio a mente fazer aquele coração.

      Excluir
  2. te entendo perfeitamente em relacao a "deus", dizem que sou ateia por nao concordar com muitas coisas que passamos em nosso dia a dia ,no seu caso vc tem toda razao,que deus é esse que permitira tanto sofrimento tanta dor a uma mae...costumo dizer que minha religiao é o amor. Amor é um sentimento que vc tem e muito pelo que acompanho nas suas postagens,voce sempre sera mae de 3 ,e vcs sempre serao 5. força, um forte abraço a voce e td familia.

    ResponderExcluir