sábado, 2 de janeiro de 2010

Previsões de Ano Novo


A virada do ano foi uma emoção só. Não necessariamente em razão do que fizemos para comemorar ou do que aconteceu, mas no pensamento. Ansiedade, medinho.

Não contei nada antes, pois não queria fazer alarde disso. Mas acontece que, quando a Mariane, nossa doula, esteve aqui em casa perto do Natal , soltou uma perguntinha ‘básica’: “Quando é a virada da Lua crescente para cheia??” e completou: “porque é batata!.. muitas mulheres entram em trabalho de parto!!!” Eu, que já tinha ouvido falar disso- inclusive ela comentou que os índios se baseiam pela lua – fiquei meio curiosa e eu , ela e o Rô fomos ver na internet quando seria a próxima virada. Conclusão: virada dupla! Em pleno 31/12/09 seria a passagem para a lua cheia e para o Ano Novo!!

Aquilo, claro, me intrigou (até hoje diga-se de passagem..hehe). Mas me apoiei na idéia de que seria muito cedo (com 37 semanas) e que se isso visse a acontecer, estava mais para ser durante a lua de janeiro do que agora, ou seja, lá pro dia 30/01 – quando estarei com 41 semanas.

Enfim, fizemos um programinha bem light. Antes mesmo de sabermos desta historia já havíamos desistido de ir para a casa da sogra em Cananéia (+ ou - 5 horas de carro!). Simplesmente, ontem mesmo fomos convidados à casa dos Môs, um casal de amigos queridissimo que também estava num clima super família e tranqüilo. Show, calhou! Foi uma delícia, comemos bastante e rimos um tanto! Pouquíssima gente. O réveillon mais quieto da minha vida (tirando quando eu era criança e devia até dormir antes da meia noite! Hehehe)

Mas aquela lua estava na minha cabeça! Hahaha E pra completar, estava há dois dias sentindo umas coliquinhas beeem leves à noite (coisa que também é super normal). E ainda cheguei pro Rô à tarde e perguntei: “Meu amor, vc pensa naquilo da virada da Lua?? Tem um medinho??” Daí ele responde: ‘Claro que sim, nega!!’ hahaha Imagina, ele também no fundo no fundo tinha a pulguinha atrás da orelha também . Não tinha como não noiar! Mas, no final, ainda bem, deu quatro da matina e minha filha estava tranquilinha ali, na toca confortável dela, sem grandes sobressaltos. Alivio. Não que eu não esteja super a fim que ela nasça ou de ver sua carinha. Mas não num momento desse, em plena cidade fantasma (SP esta irreconhecível), sem esperar as avós e os titios (que estão beem longe)!

Tudo isso me causou uma melancolia sem tamanho. Senti falta de toda minha família , até chorei claro, como uma boa grávida sentimental, e sobretudo pensei no meu gordo. No meu pai querido e avô, que não estará aqui para ver o rostinho de Valentina e segurá-la pra cima como ele sempre fazia com meus sobrinhos. Acho que desde que ele faleceu esse é um dos momentos mais delicados pra mim. Sua ausência num momento importantíssimo da nossa vida. Já sinto muito por ele não ter conhecido essa pessoa maravilhosa e que amo que é Rodrigo, agora mais ainda por não tê-lo no nascimento da minha filha. Mas assim é nossa passagem por aqui, sempre permeada pelos extremos vida e morte. E neste meu caso, morte e VIDA. Perda e ganho.

Bom, mas não era esta minha intenção. Vamos voltar às coisas alegres. Como falei abaixo, 2010 será um ano marcante. E já começará bom. Seremos três!! E que tenhamos acima de tudo Saúde.

Pra terminar, umas fotinhos da danada da Mariane doula e alguns apetrechos que ela trouxe e da minha médico (Bacia , útero e neném de panos – bem ilustrativos..., além do sonar de escutar o coração da bebe – emprestado pela minha medica)

Beijos e ótimo começo de ano a TODOS!


O sonar para escutar o coração

Mariane segurando a "placenta" e o "útero"

O bebezinho de pano com a cabeça na pélvis de pano


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ai... que reviravolta de emocoes. Passei por todas neste seu ultimo texto. A tal da lua trouxe a ansiedade. Lagrimas e mais lagrimas pelas ausencias mais presentes guiadas pelo destino. Gargalhadas ao descobrir a inusitada "pelvis de pano". E por fim, bom saber de vcs tres.

    ResponderExcluir
  3. É, Lico, acho que quando eu engravidar vou alagar onde eu estiver, pq se já sou sensível por natureza, e choro até com desenho...imagine! rs
    Vai dar tudo certo,amiga...ela chega antes do teu aniver? Que presente,hein? Não poderia ser melhor.
    beijoka
    loviu

    ResponderExcluir