quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Úteis e Fúteis


Um pouco não. Negligenciei muito o blog ultimamente. Nao se se porque estava tirando o atraso do tempo que fiquei quieta - e talvez mais introspectiva. Fiquei muito feliz da gida e querendo aproveitar mais, sair por ai, resolver outras coisas. Por isso fiquei um tempinho sem escrever.

Das coisas "fúteis", estou até marcando um ensaio de fotos familia, com a barrigona, Nina, o Ro, coisa que nunca fizemos. Também fui a praia no sábado e piscina no domingo, tendo dois dias ensolarados e muito agradáveis com amigos queridos ( o que não é fútil e sim faz muito bem à saude mental)

Das  coisas úteis, tenho frequentado o grupo Boa Hora aqui em Casa forte, que esta sendo muito proveitoso e sociável. No ultimo encontro falou-se muito sobre a dor do parto e as formas não farmacológicas de amenizá-la. Num exercício muito interessante com bolas de tenis, pudemos sentir o quanto pode ser doido e temos que " fazer amizade" com a dor,  isto é, tentar absorvê-la, acostumar, incorporar. Achei muito bom exercício de reflexão e concentração naquilo que pode te tirar do serio.

Também na leva de resoluções, a doula Mariana Portella esteve em casa para conversarmos sobre ela me acompanhar. Não poderia escolher outra pessoa: como comentei antes, Mari teve o mesmíssimo problema que eu de placenta baixa, nas mesmas semanas praticamente e ela conseguiu seu parto natural, em casa!! Então alem disso e por isso , foi uma pessoa linda que me acompanhou virtualmente todo esse tempo de repouso, de angustias.. Sempre me apoiando e com uma confiança e positivismo incríveis. Daí, na sequencia, já estou vendo com ela também a redação de um plano de parto detalhado , super aceito por minha medica.
Falando nela, ontem tivemos consulta ( hj fazemos 33 semanas uhúuuu!! ) e na ocasião surgiu uma "novidade", um porém.. A GO quer que eu faça dois Usgs bem específicos para sabermos exatamente  a posição da placenta em relação ao colo, isto é, a distancia real para o canal cervical, para a tranquilidade do parto normal. Disse ainda que, por minha placenta ser anterior ( na frente), temos que descartar a possibilidade dela estar na cicatriz da cesaria e até de (aderência forte da placenta). Confesso que fiquei meio tristinha e desgostosa, porque enquanto eu ainda comemoro a subida da placenta e saída do OCI , ainda temos que procurar sarna pra se coçar e ficar investigando.. É a velha questão da precaução e , ao pé da letra, o pré-natal. Muito difícil ficar lidando com novas possibilidades ( a medica questiona se no dia/ hora , a placenta se estiver baixa, pode ser 'arrastada' pelas contrações e/ou grudada na cicatriz o que causa hemorragias e precisa de sangue). Eu na verdade, não estou pensando tanto assim.. Estou confiante que a situação esteja boa, mas medico acaba tendo que mitigar tudo.
E essa é outra questan, que tem me atormentado: onde ter a bebé! Meu plano nao cobre o Santa Joana , que é mais 'flexivel' em relação ao parto no quarto ou talvez até na agua, e agora tenho que escolher entre hospitais que nem sao tão apreciados assim pela propria equipe. Muito menos liberdade pra usar banheira e outras coisas mais.  Aí fica uma vontade gigante de ter em casa, do jeitinho que eu queria , na agua quentinha, com luz baixa, sem ter que passar por um "coito interrompido" e sair correndo no expulsivo pra um bloco cirúrgico assustador e frio, só para o bb sair de mim. Absurdo.. Fico deprê em pensar em abrir mão de alguns sonhos como a piscina/ banheira. Mas é isso. Vamos visitar o Memorial -que deve ser o plano A- e o Esperança, escolher, e dar sorte de podermos ficar em casa com a doula o máximo possível.

Update: devorei o livro "parto com Amor", mais visual e super leve, e agora estou lendo o "Parto Ativo", muito util para a preparação do corpo e da mente para o dia P.



Fotinhos na frente da casa de Dani com umas 30 semanas

2 comentários:

  1. Que bom que deu as caras rsss!
    Um parto normalíssimo deveria ser o sonho de todo mulher, mas tenho que admitir que parir em casa é um risco e tanto. Sem saber que horas o bb vai resolver sair, nesse meio tempo precisar ir pro hospital, e o trânsito? não existe mais hora certa pra engarrafamento.
    Acho mesmo que vc deve procurar o melhor hospital (o mais flexível que conseguir), mas no hospital. Só do bb nascer pela via normal já é maravilhoso, depois de uma cesárea nem se fala. O melhor é a bb ter toda segurança, e infelizmente não se pode garantir em casa.
    Vc está ótima, barrigão lindo, parabéns!!!
    Beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Beatriz!! Estamos caminhando e achando a forma mais respeitosa possivel para ela nascer! ;-) Abçs, Leticia

      Excluir