sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Corrida de Obstáculos


Tudo corria bem. Tudo fluía. Muitas planos, muitas leituras de parto e nascimento, frequentando encontros. Ainda em clima de comemoração por ter ultrapassado o ‘obstáculo’ da placenta baixa. Até que fui em mais uma consulta de rotina  na médica e ela me pede mais duas ultrassons (uma obstétrica e outra endovaginal); explicando que precisaríamos ver a posição/distância exata da placenta para o colo do útero e, o pior e meu maior temor, a possibilidade de acretismo (quando o órgão se adere à cicatriz da cesárea ou parede uterina, não descolando após o parto). Como boa ativista, pesquisadora e jornalista, dei aquela desconfiada básica: “Mas será que dá para constatar isso por ultrassom?” Na minha cabeça, assim como dilatação e abertura da pelve (a velha ‘passagem’), coisas que só se detectam na hora do parto, achei que acretismo placentário só se veria no momento P. E mais, a indicação era de que dependendo dos resultados dessa ultrassom, para uma averiguação maior ainda, teríamos que fazer uma ressonância magnética.

Fiquei desconfiada, não vou mentir. E com medo, porque isso mais uma vez colocava o parto em questão, além de ser um fator que trazia a tona a ideia de necessidade de bolsas de sangue no dia do parto, em caso de hemorragias e tal. Enfim, tudo relativo à prevenção e ao diagnóstico precoce, sem necessariamente ter que acontecer ...  

E saí a perguntar. Falei com a Ana Cris, parteira de SP, que me confirmou tudo e disse que descobrir se a placenta está acreta ou não antes do dia era muito útil e evitava uma série de complicações (como internação materna, hemorragia grande...etc) . Mas me pôs também outra pulga na orelha dizendo: “Se estiver assim, é indicação de cesárea!” Fiquei louca, pois achei que já tinha afastado a ideia de eletiva da minha cabeça. Ela bateu e alisou depois: “Não pense nisso, pois a probabilidade é de 2%”.  E como-faz? Rsss.. Daí fiquei pensando o quanto essa gestação me lembra uma corrida de obstáculos, pulando um atrás do outros, uns mais baixos, outros muito altos, em busca de uma vitória.

Depois, numa conversa pessoalmente com a inquestionável Leila Katz, ela também me explicou direitinho que era possível sim detectar se placenta estava ‘grudada’ ou não. Mas que eu ficasse tranquila, pois ela achava que, por eu ter sangrado muito, minha placenta não estava estática, ou seja, aderida, e que por isso tinha poucas probabilidades. Os sangramentos podem ter sido justo dessa migração.

Fiquei a semana meio tensa. Pensando, mas me esforçando para não noiar. E lembrando novamente que iria também ver a posição de Estelinha, que eu tinha mais esperança de estar igual a antes. E , finalmente, hoje , sexta, fomos fazer esses exames... demorou um pouquinho, mas aqui estou eu de novo, teclando, dando pulos de ALEGRIA porque deu tudo certinho, redondo!!!! UHúuuu!  Placenta alta, fora da cesárea, sem indícios de acretismo e minha estrela cefálica linda no mesmo lugarzinho (dorso à esquerda e perninhas empurrando meu lado direito; e ela esta com cerca de 2,1 kg). Nada de ressonância!! A ultrasonografista – super especializada  - disse que nem conseguia direito ver a placenta por via vaginal, por ela estar alta! Yes ALTA! Quanta satisfação! Mais um obstáculo grande e difícil que pulamos com garra! O Rodrigo que me acompanhou no exame soltou ao final “Agora, já pode ter em casa!” hehehe

Depois volto para falar também do meu Plano de Parto (Que fiz até antes de saber disso tudo). Eu já estava sentindo o cheirinho de VBAC. E como sempre disso, que venha esse VBAC! Aliás, pra finalizar, uma amiga perguntou “Lica , você não tem medo (do parto natural)?” Ao que eu respondo: “ Meu medo é muito menor que minha vontade!” Preciso passar por essa experiência nessa vida e dar isso à minha filha. Ponto final!

Livros da Cabeceira: Parto Ativo, Parto com Amor, Memórias
 do Homem de Vidro e O Livro da Maternagem 

2 comentários:

  1. Dava um medo (alheio) quando vc falava de parto em casa. Pensava nas complicações que poderia haver e então um aperto no peito.
    Agora sabendo que está tudo limpo fico bem contente por vc e digo vai no VBAC!
    Fico mais contente sabendo que vc tem apoio (do marido) pra ter um parto humanizado.

    Beatriz

    ResponderExcluir
  2. http://mudandosempre-flavinha.blogspot.com.br/2009/08/lindo-relato-de-parto-na-agua.html

    ResponderExcluir